quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ENCONTRO DEBATEU ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS EM BENTO GONÇALVES


Mais de 300 profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Esporte, além de representantes das polícias Civil e Militar, Promotoria Pública, Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS/AD) e conselhos municipais se reuniram nesta terça-feira, 26, no Salão Carmenère do Hotel Dall'Onder, durante o 2º Encontro sobre Dependência Química e III Formação do Programa Saúde na Escola de Bento Gonçalves. A promoção foi do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD-BG) e do Programa Saúde na Escola (PSE), com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, e da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Participaram do evento as secretárias de Habitação e Assistência Social, Rosali Fornazier, e de Educação, professora Iraci Luchese Vasques; o coordenador médico da Secretaria de Saúde, Marco Antonio Ebert, o coordenador da 16ª CRE, professor Enio Cecagno, a presidente do COMAD, Adriana Lazzarotto e a coordenadora do Programa Saúde na Família, Karina Paggi, entre outras autoridades.

Falando em nome do prefeito Guilherme Pasin, a secretária Rosali Fornazier, ressaltou a importância do encontro, reafirmando "a responsabilidade do poder público em tratar deste tema e promover ações que visem à prevenção da dependência química, mas também no tratamento e ressocialização daquelas pessoas que vivem essa realidade".   Para a secretária Iraci Luchese Vasques, o evento foi "uma importante oportunidade para os professores adquirirem mais conhecimento e capacitação a fim de conviver com esse problema no dia a dia da escola e utilizarem isso no trabalho pedagógico".


O debate partiu de questionamentos como: Você saberia identificar um adolescente que está usando drogas? Você conhece os serviços de atendimento no enfrentamento às drogas que o município disponibiliza? Para desenvolver o tema foram montadas duas mesas de debate. A primeira foi "Como reconhecer e abordar o adolescente em risco em frente às escolas", que foi integrada pela diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc), delegada Sonia Dall'igna e pelo titular da Delegacia de Polícia Civil de Carlos Barbosa, com mais de 12 anos de trabalho na repressão ao tráfico de drogas em Bento Gonçalves, delegado Leônidas Costa Reis, mediados pela coordenadora do Programa Saúde na Família, Karina Paggi. A segunda mesa teve como tema "Como identificar e articular a rede de enfrentamento às drogas" e teve como debatedores, o promotor público da Infância e da Juventude, Dr. Élcio Resmini de Meneses, a presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Adriana Lazzarotto e a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas, Katia Frizzo, com mediação do integrante do COMAD, pastor Gerson Brum Machado.

Também participaram do encontro o presidente do COMAD de Esteio, Jorge Veiga, o representante do comando do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, capitão Evandro Flores, o coordenador do Conselho Tutelar de Bento Gonçalves, Lauri Cunico, a titular da Delegacia da Mulher e coordenadora do Policiamento Comunitário - núcleo Polícia Civil, delegada Isabel Pires Trevisan e a secretária adjunta de Juventude, Esporte e Lazer, Patrícia Dal Mas, entre outras autoridades.

Conselho Municipal Antidrogas
E um órgão de assessoramento do governo municipal na formatação e execução das políticas públicas de prevenção e enfrentamento à dependência química, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, mas conta com o apoio das secretarias de Educação, Cultura, Habitação e Assistência Social, Meio Ambiente e Juventude, Esporte e Lazer. O COMAD vem trabalhando na prevenção de uso de bebida alcóolica por adolescentes juntamente com o Ministério Público, a Brigada Militar, o Procon e a Polícia Civil aliado às ações do poder público municipal e da Justiça. Com relação ao trânsito, o conselho é parceiro da Operação Balada Segura, nas abordagens de conscientização com distribuição de material informativo sobre os efeitos da bebida alcoólica na direção de veículos. 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Fernando Santos

Município de Bento Gonçalves - NEWS

Município de Bento Gonçalves

LOCAIS DE ATENDIMENTO EM BENTO GONÇALVES - DEPENDENCIA QUIMICA

PREFEITURA DE BENTO GONÇALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CAPS AD – Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas
Rua – 15 de Novembro, 132 (próximo ao CTG Laço Velho) Fone: 3052 – 0114
Horário de Atendimento:
                De 2ª a 6ª das 07:30 hs as 11:30 hs
                das 13:30 hs as 17:30 hs

GRUPOS DE ACOLHIMENTO
2ª feiras – 14:00 horas
5ª feiras – 08:00 horas

GRUPOS DE FAMILIARES:
2ª feiras – 10 horas
5ª feiras – 16 horas

GRUPOS DE APOIO NA COMUNIDADE

·         PACTORE (3452 7507)
                2ª feiras – Das 19:00 hs as 21:30 hs
·         BETEL: para saber o local ligar para 91852580 ( c/ Pastor Gerson)
Quartas-feiras das 19:30 às 21 horas
·         LAR DA CARIDADE: Rua Julio de Castilhos, 856
Sextas-feiras das 19 às 21:30 horaS

·         NARCÓTICOS ANONIMOS (NA)

Grupo Renascer (Igreja Santo Antônio)
3ª feira - Das 20:00hs as 22:00 hs
6ª feira – Das 20:00 hs as 22:00 hs

Grupo São Roque ( Ação Social São Roque)
Rua Osírio Ferreira Martuscelli, 40  ao lado das capelas mortuárias – fone 34543097
5ª feira – Das 20:00 as 22:00 hs

       ·         ALCOOLICOS ANONIMOS (AA)

Salão Comunitário Santa Helena
4ª feira – Das 19:30 hs as 21:30 hs

Grupo na Igreja Santo Antônio
5ª feira – Das 20:00 hs as 22:00 hs

Grupo São Roque ( Centro Social)
5ª feira – Das 20:00 as 22:00 hs
5ª feira – Das 20:00 as 22:00 hs
2ª feiras – Das 19:30 hs as 21:30 hs

Grupo São Roque (Ação Social)
Rua Osírio Ferreira Martuscelli, 40  ao lado das capelas mortuárias – fone 34543097
2ª feira – Das 20:00 hs as 22:00 hs
Sábado – Das 14:30 hs as 16:30 hs


terça-feira, 26 de agosto de 2014

DEPENDÊNCIA QUÍMICA SERÁ DEBATIDA NESTA TERÇA-FEIRA EM BENTO GONÇALVES

O Conselho Municipal Antidrogas de Bento Gonçalves (COMAD-BG) 
e o Programa Saúde na Escola (PSE)

promovem, na terça-feira, 26 de agosto, 

II Encontro sobre Dependência Química e a III Formação do Programa Saúde na Escola. 

O evento será realizado das 17h às 22h, no Salão Carmenère do Hotel Dall'Onder e tem o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias municipais de Saúde e de Educação e da 16ª Coordenadoria Regional de Educação. A finalidade é debater as políticas de enfrentamento às drogascom os demais conselhos, autoridades do Judiciário, Ministério Público, organizações policiais, escolas, profissionais da área da Saúde e demais interessados de Bento Gonçalves e região da serra Gaúcha.

A presidente do Conselho Municipal Antidrogas ressalta que "verificamos, ao longo da caminhada, que algumas ações podem ter repercussão regional, considerando a proximidade e os aspectos culturais peculiares e, por isso, queremos difundir o que em Bento Gonçalves já é realizado e conhecer práticas de sucesso dos municípios da região, no que tange a rede de enfrentamento, combate às drogas".



Confira as mesas de debate: 

1ª mesa: 
"Como reconhecer e abordar o adolescente em risco em frente às escolas"

Participantes:
- Ten Cel Edson Tabajara Rangel Cardoso - Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN/RS)
- Leônidas Costa Reis - Delegado de Polícia Civil
- Sônia Dalligna - Delegada do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc)

Coordenadora da mesa: Karina Presin Paggi (PSE)

2ª mesa: 
"Como identificar e articular a rede de enfrentamento às drogas"

Participantes:
- Dr Élcio Resmini de Meneses - Promotor Público da Infância e da Juventude
- Dr. Roberto Miele - Secretário Municipal de Saúde
- Adriana Baccin Lazzarotto - presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Bento Gonçalves

Coordenador da mesa: Gerson Brum Machado (Comad)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

II ENCONTRO SOBRE DEPENDÊNCIA QUíMICA – 2014

Conselho Municipal Antidrogas de Bento Gonçalves – COMAD - BG , juntamente com o PSE- Programa Saúde na Escola, promovem o II Encontro sobre Dependência Química -para debater com os Conselhos, Organizações, Entidades, Escolas, Profissionais da Área da Saúde, Educação e demais interessados, tanto do Município, como da região, as políticas de enfrentamento às drogas.

                    Verificamos, ao longo da caminhada, que algumas ações podem ter repercussão regional, considerando a proximidade e os aspectos culturais peculiares e, por isso, queremos difundir o que em Bento Gonçalves já é realizado e conhecer práticas de sucesso dos municípios da região, no que tange a rede de enfrentamento, combate às drogas.

                    Por isso, estamos convidando os Senhores para este  encontro que será realizado no dia 26 de Agosto de 2014, das 17 às 22 horas  no Salão Carmenère do Hotel Dall’Onder de Bento Gonçalves, sito à 
Rua Henry Hugo Dreher, 197– Bairro Planalto.

                    Favor fazer sua inscrição no site da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves Gonçalves,  www.bentogoncalves.rs.gov.br  conforme a orientação passo-a-passo que consta no convite. Qualquer dúvida, entre em contato pelo fone (54) 3052-0705  c/Juliana.

II ENCONTRO SOBRE DEPENDENCIA QUIMICA – 2014 (ASSUNTO):
1- COMO RECONHECER E ABORDAR O ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO FRENTE ÀS DROGAS?
2- COMO IDENTIFICAR E ARTICULAR A REDE DE ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS?  
                                                                                      
PÚBLICO ALVO:
EQUIPE DIRETIVA DAS ESCOLAS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM GERAL, ODONTOLOGIA, PROFESSORES, ONGS, CONSELHOS MUNICIPAIS, CIC E DEMAIS ENTDIDADES DE CLASSE, COMADS, CONSELHOS TUTELARES, SECRETARIAS DE SAÚDE DA REGIÃO, ESCOLAS PARTICULARES, MUNICIPAIS, ESTADUAIS, CEACREs E DEMAIS INTERESSADOS.